Lesões não cariosas
A estrutura dental pode ser lesionada por vários fatores, um deles é o trauma, essa destruição pode ser um meio de abrasão, atrição, erosão e/ou abfração. Esse desgaste dentário pode ser acentuado ou sutil, mas podendo ser reconhecido inicialmente em visitas periódicas ao dentista.
Atrição
É um desgaste fisiológico do dente causado pelo atrito de um dente em outro durante o processo de mastigação, frequentemente essa lesão é encontrada na parte onde os dentes se tocam.
Erosão
É uma perda da estrutura do dente causada por um processo químico sem envolvimento da ação bacteriana que é a causadora da cárie. Ocorre devido a exposição a alimentos ácidos, proveniente de bebidas, sucos de fruta, refrigerantes, ácidos orgânicos, láticos e cítricos.
Abfração
São microfraturas localizadas ao redor da gengiva causadas pela força da mastigação ou um desequilibrou da mordida (oclusão), formando uma cavidade que se assemelha a cunha.
Abrasão
É um desgaste na estrutura dental causado por forças mecânicas ou friccionais, que se apresenta em formas arredondadas ou em “v” na região entre a gengiva e o dente, podendo ser causado também pela escovação excessiva e por cremes dentais muito abrasivos, como esses que prometem clarear o dente.